JavaScript não instalado ou desabilitado!

PT Ceará

COMUNICAÇÃO
NOTÍCIAS POR E-MAIL


PT CEARÁ
PT CEARÁ

GOVERNO
GOVERNO

COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO
PUBLICAÇÕES

* PT nas redes sociais
YoutubeTwitterOrkutFacebook

PRINCIPAL * NOTÍCIAS * Últimas notícias



A+   a-      Imprimir   Enviar para um amigo   Indicar erro


13-04-2009

Mulheres pedreiras iniciam trabalhos na construção do Hospital da Mulher em Fortaleza


O Programa é uma ação afirmativa para a inserção das mulheres no mundo do trabalho.

“Fiquei tão ansiosa ontem (6), que nem consegui dormir direito”. Os risos compartilhados das colegas fizeram coro ao discurso de Lidúina Arcelino dos Reis, nessa terça-feira (7). Ao fim de seu primeiro dia de trabalho no canteiro de obras do Hospital da Mulher de Fortaleza, que está sendo construído no bairro Jockey Clube, as novas contratadas pelo Programa Mulheres Pedreiras participaram do segundo seminário do projeto. No dia 7 de abril, seis pedreiras foram integradas à nova frente de serviço aberta pela Planova Planejamento S/A, empresa responsável pela obra.
Além de Liduína, também começaram ontem a atuar na obra Veroneide de Paula, Cátia Martins, Maria Vieira, Rosilene Nunes e Maria Aparecida Lopes. “Gostei desse primeiro dia. É muito bom trabalhar aqui”, disse Maria Vieira. Ainda nesta terça-feira, ao fim do expediente no canteiro, outras sete mulheres pedreiras participaram do seminário junto à equipe do Projeto Hospital da Mulher.
As seis pedreiras recém-contratadas, juntamente com outro grupo de mulheres que aguardam contratação, já vêm participando do Programa, que inclui treinamentos, trocas de experiências e discussões acerca de temas como: inserção das mulheres no mercado de trabalho; saúde reprodutiva da mulher e questões de gênero. Entre março e abril, elas já participaram de três encontros e seminários.
“Achamos essa idéia muito legal. Em São Paulo, por exemplo, nunca nos fizeram essa solicitação. Aqui no Hospital da Mulher, o vestiário feminino foi feito desde o início do canteiro de obras”, afirmou Rodrigo Chahad, um dos engenheiros da Planova, em seu primeiro encontro com as mulheres pedreiras, em uma reunião com a coordenação do Projeto para pactuar a contratação das novas funcionárias.
Para a coordenadora do Projeto Hospital da Mulher de Fortaleza, Lourdes Góes, incluir as mulheres em todos os espaços é uma preocupação da Prefeitura. “E do ponto de vista do Hospital da Mulher, para nós isso é extremamente simbólico”, comemora a assessora técnica da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura, Raquel Viana.
O Programa Mulheres Pedreiras é uma realização da Coordenadoria do Projeto Hospital da Mulher de Fortaleza, em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura e a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas). O Programa é uma ação afirmativa sobre a inserção das mulheres no mundo do trabalho, rompendo com a segregação ocupacional. Ao todo, 13 mulheres foram cadastradas na obra para aguardar frentes de serviço – as primeiras seis iniciaram os trabalhos no dia 7 de abril.
As mulheres pedreiras estão inseridas em um projeto maior, com oficinas de autoestima, prevenção de violência doméstica e sexual. Também estão programadas atividades de prevenção, no mesmo foco, com os homens lotados na obra, de modo a assegurar a integridade física, emocional e psicológica das mulheres pedreiras. O lançamento oficial do programa está previsto para a próxima semana.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Fortaleza

 

* MAIS
A+   a-      Imprimir   Enviar para um amigo   Indicar erro

 

 

1999-2014. Conteúdo Oficial - Partido dos Trabalhadores - Ceará
Av. da Universidade, 2189, Benfica, Fortaleza - CE
CEP: 60020-181, Fone: (85) 3454-1313

Portal: www.ptceara.org.br
Produzido e Atualizado pela Comunicação do PT Ceará e TEIA DIGITAL