JavaScript não instalado ou desabilitado!

PT Ceará

COMUNICAÇÃO
NOTÍCIAS POR E-MAIL


PT CEARÁ
PT CEARÁ

GOVERNO
GOVERNO

COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO
PUBLICAÇÕES

* PT nas redes sociais
YoutubeTwitterOrkutFacebook

PRINCIPAL * NOTÍCIAS * Últimas notícias


A+   a-      Imprimir   Enviar para um amigo   Indicar erro


18-03-2009

DETRAN reabre inscrições para carteira de motorista gratuita


A deputada Rachel Marques ressaltou em plenário que as inscrições valem somente para categoria A e contemplam os moradores dos municípios do interior do estado.

A deputada Rachel Marques alertou nesta quarta-feira, (11/03), que o Detran-Ce reabriu, sexta-feira (06/02), as pré-inscrições para CNH Popular somente para tipo A (motocicleta). O Programa de Habilitação Popular de Formação, Educação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores foi um projeto de autoria da deputada Rachel Marques que o governo acatou e depois de aprovado na Assembléia Legislativa virou lei.
Conforme a lei aprovada serão emitidas 25 mil CNHs anualmente. O projeto engloba as categorias A moto, B carro e D caminhão. Mas nesse primeiro ano o DETRAN estará recebendo as inscrições apenas da categoria A, já que segundo a deputada Rachel Marques o projeto foi criado para atender as pessoas que não tem condições de tirar sua carteira de motorista que atualmente custa quase 800 reais. “Essa demanda surgiu das minhas visitas ao interior e lá os moradores me diziam que estavam sendo perseguidos ou que tinham perdido suas motos. Então apresentamos esse projeto para beneficiar exatamente essa classe que atualmente segundo a matéria de sábado do jornal O Povo, somam 39% dos desabilitados”, afirmou Rachel.
Já estão cadastradas segundo a assessoria de imprensa do DETRAN, mais de 130 mil pré-inscrições, realizadas, também pela Internet, no período de 6 a 20 de fevereiro. Uma média de 50% dos pré-inscritos foram eliminados porque não atendiam aos quatro pré-requisitos para obter a primeira CNH, além de ter 18 anos ou acima dessa idade: 1) ser beneficiário do programa Bolsa Família: ou 2) estar matriculado na escola pública: 3) ser egresso do sistema penal: ou 4) ser portador de necessidade especial, em condições de pilotar veículo. A Comissão Especial da CNH Popular, criada no Detran, constatou que cerca de 30 por cento dos pré-inscritos já possuem CNH.
Os interessados, moradores de municípios do Interior do Estado, podem fazer a sua pré-inscrição pela página do Detran na Internet: www.detran.ce.gov.br. Ainda não será desta vez o atendimento aos interessados que moram em Fortaleza e municípios da Região Metropolitana.
Os candidatos que desejam tirar a primeira habilitação na categoria A (condução de motocicletas), com idade a partir de 18 anos e residem no interior do estado, tem que atender a um ou mais dos critérios: ser cadastrado no bolsa família; estar matriculado a mais de seis meses em escola pública ou ter terminado o ensino médio ou curso técnico público a no máximo um ano; ser portador de necessidade especial ou egresso e liberado do sistema penitenciário.
Estão excluídos dessa fase moradores de Fortaleza e dos outros 11 municípios da Região Metropolitana: Aquiraz, Caucaia, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maranguape, Maracanaú, Pacatuba, Pacajus, e São Gonçalo do Amarante. No segundo semestre deste ano, o programa será ampliado para Fortaleza, para atender as categorias B e D.
Fonte: Site da deputada estadual Rachel Marques

 

* MAIS
A+   a-      Imprimir   Enviar para um amigo   Indicar erro

 

  • Ler comentários
* Comentários
22-08-2011
Jose amilton f.ribeiro de Itaitinga

Como faco para me escrever por favor me ajude boa tarde


 

1999-2014. Conteúdo Oficial - Partido dos Trabalhadores - Ceará
Av. da Universidade, 2189, Benfica, Fortaleza - CE
CEP: 60020-181, Fone: (85) 3454-1313

Portal: www.ptceara.org.br
Produzido e Atualizado pela Comunicação do PT Ceará e TEIA DIGITAL